quarta-feira, 2 de maio de 2012

Pensamento Educacional de Platão e Aristóteles


A teoria das ideias platônica surgiu para explicar primeiramente o problema colocado por socrates sobre definições. Em seu desenvolvimento foi necessário estabeleceras ideias como unificadores dos múltiplos objetos dados nas sensações (representações do olfato, paladar, visão, audiçao e tato), que sozinhos não são suficientes para explicar as representações desses objetos e sua essência.
Platão divide, assim, a realidade em dois universos distintos: o inteligível e o sensível. O primeiro contem as formas puras, as essências e o fundamento da existência dos seres do segundo. Assim, tanto os seres da natureza quanto os homens são copias sensíveis de modelos originais inteligíveis.
Já para Aristóteles, esse modelo platônico é inútil e insustentável. Para ele, a realidade é o sensível e “o ser se diz de varias maneiras”. Quer dizer que se denominam os seres sempre em relação a uma categoria e a um gênero universal abstraído dos seres particulados. A imitação, pois, torna-se ate benéfica porque representa uma composição de narrativas que mostram experiências possíveis. A imitação tem um caráter pedagógico, pois que seu efeito (catarse) promove uma identificação com o personagem, criando ou despertando sentimentos que purificam e educam, caracterizando normas de ações.

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