segunda-feira, 21 de maio de 2012

O que você entende por Filosofia da Educação?

A Filosofia da Educação é um ramo do pensamento que se dedica à reflexão sobre os processos educativos, à análise dos sistemas educativos, a sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras temáticas relacionadas com a educação e a forma de realizá-la. O seu papel primordial é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade, pois a educação acontece no mundo com seus inúmeros problemas e dificuldades.


Ato de pensar e elaborar maneiras de organização das áreas dentro da educação, dessa forma construindo novas formas de agir, a maioria das vezes com intenções buscando um olhar apurado sobre a área. Exemplo: filosofia da ciência procura entender quais os pensamentos construíram a maneira de fazer ciência utilizada atualmente.


O que se conhece normalmente pelo nome de filosofia da educação não o é propriamente, mas identifica-se, ora com a "filosofia de vida". Acredita-se, porém, que a filosofia da educação só será mesmo indispensável para a formação do educador; se ela for encarada, tal propondo, como uma reflexão sobre os problemas que a realidade educacional apresenta.

Um comentário:

  1. À filosofia da educação como aqui caracterizada deve, portanto, seguir uma teoria da educação que tenha como principal tarefa o exame dos princípios básicos, objetivos, valores, etc. Inicio do pensamento que se dedica à reflexão sobre os processos educativos, à análise do(s) sistema(s) educativo(s), sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras temáticas relacionadas com a pedagogia. O seu escopo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade.

    ResponderExcluir